O silotrato é um dos aditivos mais populares para potencializar o procedimento de silagem. Entenda melhor quais são as suas vantagens.

O silotrato é um produto para o ramo da agropecuária e oferece várias vantagens para você. É este o produto inoculante para silagem que vai garantir a vantagem do seu empreendimento e destaque perante os concorrentes.

Uma das grandes vantagens se dá pela grande quantidade de bactérias, além de contar que você vai desenvolver um processo seguro de silagem, visto que hoje é um procedimento rico em detalhes para que se possa atingir objetivos.

As bactérias do silotrato estão ativas a partir do momento que você pulveriza esse produto na sua silagem. Imediatamente ele começa a produzir o ácido lático que irá reduzir o pH do meio e, então, diminuir o pH.

Mas o que tudo isso implica? Quais são as consequências positivas de um pH adequado? Entenda melhor a necessidade dos aditivos nesses processos.

Quais são as vantagens de usar silotrato: em relação à forragem

Quando estamos falando em silotrato o ponto principal é o benefício que esse aditivo traz à forragem.

Primeiramente, é este produto quem irá garantir que toda aquela matéria da silagem não perca as suas propriedades nutritivas, algo que acontece naturalmente se não houver nenhum aditivo na silagem.

Toda silagem pode se tornar imprópria para consumo e mesmo que ainda sirva de alimento, muito provavelmente não terá o valor nutricional necessário.

Além disso, as reações bioquímicas que acontecem por conta das enzimas e bactérias presentes no Silotrato ajudam a reduzir as perdas,  ou seja, fazem com que os pecuaristas não percam dinheiro pela redução da silagem armazenada.

Então, basicamente, a função do silotrato quando estamos falando da silagem. é garantir um ambiente adequado para que os componentes orgânicos se mantenham ricos em nutrientes e que não haja perdas no processo.

Quais sãs vantagens do silotrato para os animais

Agora, saindo um pouco desta parte técnica, quais são as reais vantagens do silotrato para uma fazenda? Veja como os animais são beneficiados:

  • Controle de peso

Os animais costumam perder peso durante os períodos de seca, mas quando há o apoio da alimentação em silagem com aditivos o peso se mantém.

Quem lida com gado sabe que perder peso é perder dinheiro, então esse é um ponto muito importante.

  • Menores chances de o gado ficar doente

O organismo responde da mesma forma que o nosso: se a nossa alimentação não é adequada e pobre em vitaminas e minerais, as chances de ficarmos doentes aumenta.

Quando o animal se alimenta de um material pobre ou deficiente em nutrientes ele pode ficar doente – e doença é um fator de perda de peso. Ou seja, você perde dinheiro duplamente, pois ainda terá que gastar com medicamentos e cuidados.

  • Potencializa os fatores genéticos

Um gado que se alimenta bem consegue valorizar os seus pontos fortes. Sendo assim, é essencial que a silagem conte com aditivos como o silotrato.

Os benefícios são mútuos, onde tudo pode ser resumido às palavras mágicas de qualquer empreendimento: redução de gasto e aumento de lucratividade!

Onde adquirir o silotrato

Sabendo quais são as principais vantagens de usar o silotrato e como um “simples” aditivo vai melhorar a performance do seu gado, resta saber onde adquirir tal produto.

É fundamental escolher um fornecedor de qualidade, caso contrário todos os efeitos estão comprometidos. Isso porque a quantidade de bactérias de um produto ruim pode não promover o efeito desejado nessa ocasião.

Para ter a certeza de estar adquirindo um silotrato de qualidade e que realmente promoverá resultados, acesse o site da SLO Agropecuária. Lá você encontra não somente esse produto, como diversos outros para a sua fazenda.