Quais são as vantagens dos inoculantes e como elas podem garantir que a sua propriedade terá uma margem de lucratividade muito maior?

Os inoculantes são aditivos acrescentados no processo de silagem, cujo objetivo é favorecer o ambiente para que as bactérias que promovam a redução do pH da silagem. Mas quais as reais vantagens dos inoculantes?

Quando falamos em vantagens, é impossível não citar o propósito principal deste tipo de produto: preservar e até mesmo “aumentar” a qualidade nutricional da forragem através da digestibilidade da silagem. Consequentemente, melhorar a alimentação dos animais

Esses, por sua vez, terão comida de qualidade disponível a qualquer momento, mesmo em épocas de seca ou períodos extremamente chuvosos. É uma forma que o seu gado terá de se manter saudável e com a melhor performance possível.

Quais são as vantagens dos inoculantes

Entretanto, quando falamos de vantagens dos inoculantes o assunto não para por aí! Temos muitos outros benefícios, incluindo questões operacionais. Quando você opta pelos inoculantes, há os seguintes benefícios:

  • Solubilidade

Esses inoculantes são solúveis, ou seja, para aplicá-los só é preciso dissolvê-los. Isso promove uma operação mais simples e rápida.

  • Fácil de diluir

Outro ponto importante é a facilidade de diluição deste produto (claro, quando você adquire uma opção de qualidade no mercado). A calda será facilmente formada e já estará pronta para uso.

  • Não vai entupir o bico da inoculadora.

Um dos problemas quando a mistura é mal diluída é que ela pode entupir o bico da inoculadora. Quando é de fácil diluição isso não acontece.

  • Não vai ficar parte do silo sem inocular

Justamente pelo bico não estar entupido que isso não irá acontecer. É um grande problema a má distribuição no produto no processo de silagem. Isso atrapalha a efetividade do inoculante.

  • Com automotrizes é possível diminuir a quantidade de calda

As automotrizes conseguem diminuir a quantidade de calda necessária para a operação, então há um aumento da produtividade de modo geral.

  • Economia de tempo

Todas essas vantagens dos inoculantes levam à economia de tempo operacional, além de menores possibilidades de ocorrer algum sobressalto ao decorrer desta operação.

 

Vantagens dos inoculantes: aumente a sua lucratividade

E quais são as reais implicações dessas vantagens dos inoculantes quando estamos falando de lucratividade? Afinal, no fundo, todos os empreendimentos existem com esse objetivo.

Quando falamos apenas em questões operacionais já é possível ver que a escolha de um bom inoculante gera economia. Isso porque as operações conseguirão ser realizadas de forma mais eficiente e rápida.

Já ouviu falar que “tempo é dinheiro”? Pois estão! Além disso, a distribuição adequada do produto durante o procedimento evita que parte da massa fique sem inoculante (quando isso ocorre há uma perda de produtividade).

Além destas questões técnicas de operação, as vantagens dos inoculantes se concentram nos benefícios que a forragem, agora nutritiva por conta do processo de silagem com inoculante, oferece aos animais.

Como já dito anteriormente, eles aumentarão a performance. Ficarão fortes e mais saudáveis, consequentemente produzirão mais leite e maior quantidade de carne. Isso, obviamente, resulta em lucratividade.

 

Descubra onde adquirir

Então, como você pôde ver, há diversos benefícios em se optar por um bom inoculante. Além de garantir que a forragem preserve seus valores nutricionais, as aplicações também são favorecidas.

Quando você começar a procurar inoculantes para comprar perceberá que há diversas possibilidades no mercado. Para que todos os pontos supracitados sejam atingidos, é importante escolher um produto de qualidade.

A recomendação é a SLO Agropecuária, cujos produtos Silotrato e Biotrato apresentam ótimos resultados como inoculantes (incluindo as vantagens operacionais).

Acesse o site da SLO Agropecuária e conheça um pouco mais de seus produtos. Não deixe de aproveitar todas as vantagens dos inoculantes o quanto antes!