Descubra quais são as principais dúvidas e mitos sobre inoculantes e, claro, as respectivas respostas para cada um dos questionamentos.

Se você trabalha com silagem em sua fazenda, provavelmente já ouviu falar (e até mesmo trabalha) com os inoculantes. Tais aditivos são muito importantes e fundamentais, mas ainda há muitas dúvidas e mitos sobre inoculantes.

Apesar de ser de uso quase que obrigatório para que o processo de silagem seja feito de forma adequada, muitos ainda são os questionamentos a respeito.

Caso você esteja sem entender do que se trata, os inoculantes são aditivos adicionados no processo de silagem para que a forragem conserve altos níveis nutritivos.

O processo ocorre de forma mais rápida e o silo pode ser aberto depois de 72 horas dependendo do produto que você estiver usando. É uma forma de garantir que seus animais recebam um volumoso de qualidade para se alimentar.

Quais são as principais dúvidas e mitos sobre inoculantes

Se você é um daqueles que está cheio de curiosidade a respeito do produto, conheça as principais dúvidas e mitos sobre inoculantes:

  • O inoculante precisa ser refrigerado em baixas temperaturas?

Os inoculantes não precisam ser super refrigerados e seu transporte não precisa ser em caixas de isopor com gelo ou coisas do tipo. Não é necessário se preocupar com esse tipo de refrigeração.

  • Posso deixar o produto no sol?

Entretanto, é verdade que o produto não pode ficar exposto ao sol. Isso porque há muitas bactérias láticas dentro do frasco e o sol não faz bem a elas. O ideal é manter em um ambiente fresco.

  • Posso diluir e usar a calda depois?

Quando você dilui o produto não é recomendado guardar por mais de 24 horas aquela calda. Você pode até armazená-la durante esse período, mas tome cuidado para não passar muito mais do que isso.

  • Todos os inoculantes são iguais?

Não! Há inoculantes e inoculantes. Eles variam de marca para marca (principalmente no quesito qualidade), mas dentro de um mesmo fornecedor você pode encontrar produtos variados.

  • É verdade que o animal fica mais saudável?

Sim! Esta é uma das dúvidas e mitos sobre inoculantes que os pecuaristas normalmente mais perguntam, sendo uma das verdades.

Considerando que a massa fica muito mais nutritiva, seu gado ficará mais forte, saudável, produzirá mais leite e também terá mais carne. Assim como nós, humanos, quando temos uma alimentação boa conseguimos melhorar nossa performance.

Dúvidas e mitos sobre inoculantes: como escolher o melhor produto

Sabendo as dúvidas e mitos sobre inoculantes, agora você já tem consciência de que nem todo inoculante é igual.

Sendo assim, é preciso saber qual deles é o melhor, certo? É difícil responder isso pontualmente, pois cada caso é um caso. Há propriedades e propriedades,  bem como características dos animais e propósitos do pecuarista.

Sendo assim, é preciso entender melhor o que você deseja, quais são as suas expectativas e coisas do gênero para que possa ser possível escolher um dos produtos.

Depende também do tipo de silagem que está sendo feita, quantidade de volumoso outras informações importantes.

 

Onde adquirir o melhor inoculante

Se você fizer uma busca de “inoculantes” nos sites de pesquisa terá o retorno de diversos produtos, marcas e fabricantes. Como escolher dentre tantas opções?

A recomendação é a SLO Agropecuária, pois lá você encontra bons inoculantes, além de diversos outros produtos que irão otimizar a produtividade em sua propriedade.

Há também mais informações sobre o inoculante que irá te ajudar a escolher a melhor opção de inoculante.

Enfim, sabendo dos cuidados básicos com o produto e das principais dúvidas e mitos sobre inoculantes, acesse o site da SLO Agropecuária para conhecer melhor esses aditivos.