O que será que melhora na silagem com o uso do silo trato? Entenda do que esse produto se trata e quais serão as implicações de seu uso.

Os aditivos no processo de silagem se tornaram fundamentais para auxiliar e acelerar a fermentação e, assim, promover alimentação adequada ao animal (principalmente gado leiteiro). Quer saber o que melhora na silagem com o uso do silotrato?

Há tempos que o setor da agropecuária vem se reinventando a cada dia. Com alto investimento em tecnologia e boas práticas operacionais é possível potencializar quase todos os processos realizados dentro de uma propriedade.

O objetivo desse manejo inteligente é promover maior economia de tempo, maior lucratividade e melhoria em todos os processos, proporcionando qualidade e maior valor agregado aos seus produtos.

O que realmente melhora na silagem com o uso do silotrato

Então, quando estamos em busca de melhoria para os nossos processos é importante saber quais são as medidas que realmente retornam resultados. É por isso que conhecer o que melhora na silagem com o uso do silotrato é fundamental.

Há diversos motivos pelos quais você pode optar por esse inoculante para silagem, mas os principais deles são:

  • Controle de microrganismos indesejados, dos fundos e micotoxinnas

Uma das particularidades do silotrato é controlar o aparecimento de fungos e outros microrganismos que prejudicam a conservação da forragem. Ou seja, o material ficará “limpo” desses agentes tóxicos. Em especial a micotoxina será reduzida, o que é fundamental para uma forragem saudável aos animais.

  • Preservar o amido

O controle de amido é outra coisa que o silotrato faz muito bem! Amido é sinônimo de energia, sendo fundamental que seus níveis estejam devidamente adequados para prover aos animais um consumo energético.

  • Camada preta em cima da silagem

Já viu uma camada escura na silagem? Isso é concentração de microrganismos nocivos devido a umidade, o calor da silagem evaporou e a água se formou novamente, a lona ficou “suada”. Com o uma aplicação adicional do silotrato na silagem antes de cobrir com a lona e, compactando e vedando bem, você resolverá esse problema, visto que a silagem estará devidamente protegida.

  • Potencial energético

Em suma, o silotrato promove proporciona a silagem adequada para que seja preservada o maior valor nutritivo da forragem. Ocorre a aceleração da fermentação, a redução do pH do meio
com a produção do ácido lático,  fundamental para que isso ocorra.

A melhora na silagem com o uso do silotrato depende apenas do aditivo?

A melhora na silagem com o uso do silotrato é suficiente para garantir que o processo seja um sucesso? Não!

Apesar de muito eficiente, é preciso ter em mente que o produto só atingirá sua alta performance quando as outras etapas forem desenvolvidas adequadamente.

O acréscimo do aditivo é apenas uma parte de um processo longo. É preciso fazer o planejamento da sua silagem, preparar o solo, fazer as etapas de lavoura, realizar a colheita no momento certo, armazenar adequadamente, etc.

Ou seja, para que os resultados sejam os melhores possíveis é preciso começar a trabalhar nos detalhes desde o início do processo. Planejar tudo que será feito.

E não é algo muito simples, pois não há uma “receita de bolo”, afinal, cada fazenda possui as suas características, incluindo clima, tipo de solo, espécie da lavoura, maquinário disponível, etc.

É preciso avaliar pontualmente quais são os seus recursos e condições para desenvolver um plano adequado. Feito isso, a melhora na silagem com o uso do silotrato será a cereja do bolo!

Onde encontrar o silotrato?

A essa altura você deve estar se questionando onde encontrar esse produto. É fundamental escolher fornecedores de qualidade quando o assunto é inoculante para a silagem, pois, caso contrário, o produto pode não fazer aquilo que era esperado.

Nesse cenário, a recomendação é a SLO Agropecuária, uma empresa que trabalha com produtos de qualidade e pensa no bem-estar do produtor e de seus animais.

A melhora na silagem com o uso do silotrato é evidente, mas lembre-se de trabalhar todo o seu processo. Para mais informações acesse o site da SLO Agropecuária.