Você sabe qual é a influência da ação da enzima na forragem? Entenda melhor a importância dos aditivos nesse procedimento essencial.

Um processo de silagem bem feito vai muito além do “simples” armazenamento e compactação das plantas e grãos nos silos. Quando há a adição de aditivos, a ação da enzima na forragem tem um papel fundamental e imprescindível.

A técnica de silagem não é nova e os silos estão presentes nas propriedades há anos, entretanto, hoje em dia há tecnologias que não somente preservam os alimentos para os animais, como melhoram o seu valor nutricional.

E como isso é possível? Quando você transforma o ambiente em um local adequado e propício ao desenvolvimento de algumas bactérias e enzimas. As enzimas são o canal para que as bactérias façam seus ciclos.

E não ache que bactérias são ruins, muitas delas são essenciais para determinados processos benignos.

A nossa flora intestinal, por exemplo, é cheia de diversas bactérias e, sem elas, não sobreviveríamos! O mesmo acontece com o material no procedimento de silagem: sem algumas bactérias ele se torna inviável.

Qual é a ação da enzima na forragem

A ação da enzima na forragem é crucial: os inoculantes (aditivos para silagem) possuem um complexo enzimático com células e n-células, o qual age na parede celulose e n-celulose, desamarrando essa parede.

Há a quebra dessa camada para liberar açúcar solúvel para que as bactérias usem esse componente e, assim, rapidamente produzem ácido lático diminuindo o pH de 3,8 e 4,2.

E o que tudo isso significa? Qual é a importância deste pH mais ácido do meio? Bem o pH está relacionado com as quantidades de carboidratos solúveis na matéria armazenadas nos silos.

São esses carboidratos que colaboram para o aumento da concentração de ácidos orgânicos – incluindo o próprio ácido lático.

O ambiente ácido (quanto menor o pH, mais ácido é o meio. A escala vai de 0 até 14) diminui o que chamamos de atividade proteolítica e tem a capacidade de inibir a proliferação de microrganismos não desejáveis.

Então, no fundo, a ação da enzima na forragem tem por objetivo viabilizar a criação de um ambiente favorável a todas as bactérias benéficas para o meio.

Sem a inoculação é muito provável que a massa que está em processo de silagem não possua valor nutricional adequado. Além disso, com tais aditivos é possível reduzir o tempo para 72 horas de silagem.

Ação da enzima na forragem: quais os benefícios para o gado

E qual o resultado de tudo isso, na prática? A ação da enzima na forragem colabora com o que no dia a dia da sua fazenda?

Quando o processo de silagem é feito corretamente, os maiores beneficiados são o seu gado. As principais vantagens são as seguintes:

  • Gado muito mais saudável
  • Peso controlado
  • Menor probabilidade de o gado ficar doente

Basicamente, você estará promovendo saúde aos seus animais. Quem lida com gado sabe que isso aumenta os lucros e diminui as despesas, pois o valor agregado da cabeça bovina sobe e os gastos com remédios e situações emergenciais diminuem.

Onde adquirir enzimas para o processo de silagem?

Você não irá adquirir um “potinho de enzimas”, é preciso adquirir produtos específicos para tais funcionalidades.

Os aditivos são componentes que promovem esse equilíbrio biológico no processo de silagem, são os chamados inoculantes.

Há diversas possibilidades no mercado, sendo preciso conhecer as particularidades da sua fazenda e gado antes de optar por um.

No site da SLO Agropecuária você encontra inoculantes de qualidade e que deixarão a forragem com valor nutricional potencializado. Lá você encontra mais informações e quais situações cada produto é o mais indicado.