Saber qual é a real importância da inoculação vai fazer com que você mude a sua forma de ver o procedimento de silagem feito em sua fazenda.

A importância da inoculação é algo que todos os fazendeiros que lidam com criação de animais devem saber, pois é uma das bases para que o empreendimento tenha viabilidade técnica e econômica.

Hoje em dia, principalmente o gado leiteiro, se alimenta de pasto. Isso é ótimo, pois economiza com rações e outros suplementos. Entretanto, chega uma época do ano em que a vegetação cresce pouco e se torna insuficiente.

Não é de hoje que existe o processo de ensilagem, onde é feito o armazenamento da alimentação dos animais. É uma forma de garantir que haverá forragem para quando o clima não estiver propício.

Entretanto, se você é iniciante ou se a sua fazenda ainda não adota as boas práticas envolvendo a silagem, conhecer mais sobre a importância da inoculação é algo que revolucionará a sua forma de armazenar a alimentação do gado.

Qual é a real importância da inoculação na silagem?

O principal objetivo da silagem é armazenar alimentação para o gado, de forma que ele tenha a nutrição adequada mesmo quando não há pastagem suficiente. Seguindo esta premissa, a importância da inoculação é fundamental.

Veja bem, o processo de silagem pode parecer simples, entretanto, o processo de armazenamento deve ser feito de forma adequada para que a forragem tenha realmente as características nutricionais necessárias.

A umidade dos grãos/plantas deve estar correta, a forma de colheita, época de retirada, compactação no silo, dentre outras etapas são parte importante para atingir bons resultados.

Entretanto, mesmo que todas essas etapas sejam feitas de forma estritamente correta, isso não quer dizer que o gado terá um bom alimento para consumir no futuro.

Isso porque a quantidade de bactérias presentes de maneira natural nesse material não é suficiente para preservar os quesitos nutricionais. Ou seja, todas as “coisas boas” vão embora rapidamente.

Se você der esse alimento para o gado não será suficiente, será necessário suplementar. É justamente aí que entra a importância da inoculação!

A inoculação irá agregar maior número de bactérias, na ordem de 1010! Essa concentração é mais do que suficiente para prover condições favoráveis àquelas plantas e grãos que serão analisados.

Não somente ficarão com valor nutricional adequado, como irão favorecer a digestão. É a melhor maneira de deixar o seu gado saudável, forte e alimentado – mesmo em épocas onde o pasto não cresce e a silagem é a alternativa.

Posso escolher qualquer inoculante?

E será que todo inoculante é igual? A importância da inoculação é clara, mas é preciso entender que nem todo produto é igual. É preciso averiguar quais são as necessidades da sua fazenda.

Clima, armazenamento, colheita, porcentagem de massa seca e coisas do gênero influenciam na escolha. Sendo assim, é preciso conhecer um pouco sobre as particularidades do seu processo para determinar o melhor produto.

Feito isso e praticando as boas práticas de ensilagem, o gado terá a garantia de uma alimentação adequada. Isso evita maiores problemas de logística, saúde e, claro, evita gastos inesperados com medidas emergenciais.

Importância da inoculação: escolha bons produtos

A importância da inoculação, bem como a escolha correta de cada produto. Entretanto, ainda há mais um ponto a ser considerado: a qualidade do inoculante.

É essencial que seja um produto bem desenvolvido para que os resultados realmente apareçam e sejam satisfatórios. Há algumas opções no mercado, mas uma das que mais se destacam é a SLO Agropecuária.

No site você encontra diversas opções, bem como maiores informações sobre a importância da inoculação e a escolha do produto correto. A silagem correta é uma grande aliada dos produtores, sejam eles pequenos, médios ou grandes.