Você sabe qual é a importância do silotrato na silagem? Essa é uma forma de você garantir que o seu gado será bem alimentado em qualquer estação.

Você, como produtor em uma fazenda que lida com gado, deve saber do que se trata o processo de silagem, mas você já tem ciência da importância do silotrato na silagem?

Até hoje muitos fazendeiros ainda tentam armazenar o material sem a adição de nenhum aditivo e isso faz com que a eficiência do processo caia de forma considerável. A consequência disso é clara: gado mal alimentado e prejuízo.

Graças à tecnologia no ramo da pecuária há uma série de produtos que ajudam a potencializar o processo de silagem e, assim, garantir que o gado tenha acesso a uma alimentação saudável até nas épocas mais secas do ano.

Silotrato na silagem: entenda o que é silagem primeiro

Ficou curioso sobre o que é o silotrato na silagem e sua importância? Antes de explicar melhor sobre isso, que tal repensarmos um pouco o conceito da própria silagem?

Essa operação nada mais é do que o armazenamento da forragem de modo que seu valor nutricional não se perca rapidamente.

Dependendo da região é necessário armazenar por longo período de tempo e é imprescindível que a fermentação seja melhor possível. Caso contrário o valor nutricional não será suficiente para o animal.

Quando isso acontece, e num pior cenário, os animais podem ficar desnutridos, não ganham peso e podem até mesmo ficar doentes em situações mais graves. A consequência disso é clara: maiores gastos.

Não é nada incomum os pecuaristas não investirem em silagem (ou a fazerem de forma inadequada) e precisarem gastar muito com alguma solução emergencial.

O silotrato na silagem é uma das formas de garantir que a forragem mantenha o seu valor nutricional, de modo que os animais recebam uma alimentação adequada às suas necessidades.

Então, se a sua preocupação e não ter volumoso para alimentar o seu animal nos dias de seca, pode ficar tranquilo!

Agora, entenda melhor como o silotrato na silagem age, na prática, no volumoso que irá alimentar o gado.

Qual é a real importância do silotrato na silagem

É de suma importância usar silotrato na silagem porque em um grama de forragem naturalmente há a presença, em média, de máximo 10 bactérias para realizar o processo de silagem.

O grande problema é que a quantidade adequada que nós precisamos é de 106, ou seja, a quantidade de 1.000.000 de bactérias! Fica fácil notar como fazer esse processo de maneira natural não se torna viável.

O silotrato promove à forragem um valor de 1010, o que equivale a 10.000.000.000! Isso garante total qualidade no processo de silagem.

Além disso, a variedade de bactéria produz sinergicamente maior quantidade de ácido lático e, consequentemente, reduz o ph mais rapidamente para 3,8 e 4,3 (o que é ideal).

Outra vantagem do silotrato na silagem é que as bactérias produzem uma substância chamada “bacteriocina” que se comporta como um antibiótico natural, importantíssimo tanto para silagem como para o animal.

Onde adquirir o silotrato na silagem

E será que é fácil encontrar silotrato na silagem? Esse produto pode ser facilmente encontrado em uma loja agropecuária de sua preferência que trabalha com produtos de excel6encia com foco no processo da silagem. Se tiver dúvida, procure a SLO Agropecuária para te orientar onde encontrar.

É de suma importância que os investimentos em novas soluções sejam feitos com sabedoria, pois são produtos e serviços de qualidade que irão garantir que esse dinheiro realmente terá retorno ao fazendeiro e outros envolvidos.

Enfim, resumindo tudo o que foi dito: o silotrato na silagem é uma forma de garantir o valor nutricional e ainda melhorar a alimentação do gado, assegurando que tudo o ocorrerá bem até mesmo nos tempos de seca!