SITUAÇÃO DA SILAGEM ANTES DO USO DO SILOTRATO


Na primeira visita à propriedade para avaliação da silagem de milho pela equipe técnica da SLO agropecuária, a mesma estava quente, com temperatura em torno dos 37 oC, com grandes perdas visíveis por fungos e mofos. O consumo pelos animais também havia sido comprometido. Outro fator importante, foi relacionado com manejo do silo, o qual sempre permanecia aberto até o seu fim, deixando o painel do silo exposto à entrada de ar, ao sol e a chuva. Vale destacar que o produtor estava insatisfeito com a qualidade da sua silagem antes do uso do SILOTRATO e do nosso suporte técnico.

 

SITUAÇÃO DA SILAGEM APÓS DO USO DO SILOTRATO


Após as orientações da equipe técnica sobre o uso do inoculante SILOTRATO, o processo de ensilagem e manejo de pós abertura do silo, pôde ser observado que a silagem de milho safra inoculada, acondicionada em silo trincheira (dimensões 26 x 6 x 2) e aberta aos 99 dias após a ensilagem se apresentou fria com temperatura em torno de 28 oC (foto abaixo), obteve coloração verde amarelada, a qual é característica de um bom processo fermentativo, além disso apresentou odor agradável. Esses fatores em conjunto mostram que a fermentação da silagem com uso do SILOTRATO ocorreu de forma eficiente proporcionando uma maior estabilidade da massa ensilada sem o desenvolvimento de leveduras e fungos e consequentemente um alimento seguro e com
ótimo valor nutricional, atendendo as necessidades dos animais da fazenda.


Além disso, o produtor ensaca a silagem excedente produzida e comercializa na região e após o uso do SILOTRATO a silagem ensacada permaneceu estável mais tempo, segundo o próprio produtor e seus clientes. Hoje ele está bem satisfeito e colhendo bons resultados em qualidade de silagem.

Imagem 1: Medição da temperatura em termômetro de espeto.

Produtor Avarildo e seu filho Luis em frente ao painel do silo trincheira.

Agradecemos:


Ao Sr. Avarildo pela oportunidade de apresentar soluções para a produção de silagem da sua propriedade.